Presentei o papai com chocolates retrô!

Que tal voltar ao tempo e presentear o papai com um kit composto por itens que recupere os estilos de décadas passadas? Nesse tom nostálgico, a BWB Embalagens, em parceria com o chefe Eduardo Beltrame, preparam receitas fáceis e saborosas para você produzir chocolates com motivos que marcaram época. Aproveite esse mês dedicado ao papai, viaje nessa atmosfera e dê um toque cool na elaboração de suas guloseimas.

 

Ingredientes da receita

600 g de chocolate amargo temperado

30 g de café solúvel

50 g de chocolate branco temperado (decoração)

Corante comestível em pó bronze (decoração)

Pincel culinário

Forma simples BWB Embalagens – modelo disco compacto (cód. 1426)

Forma especial BWB Embalagens – modelo fita cassete (cód. 1424)

Forma especial BWB Embalagens – modelo iphone (cód. 1423)

 Receita de chocolate retrô

Modo de Preparo do Chocolate Retrô

1 – Derreta o chocolate amargo e faça a temperagem. Coloque o café solúvel e misture muito bem.

chocolate retrô - passo 1

2 – Para o disco vinil, coloque o chocolate na cavidade da forma, preenchendo-a completamente. Leve à geladeira, até secar (forma opaca).

receita de chocolate retrô - passo 2

3 – Desenforme e deixe descansar. Para a decoração, passe um pincel culinário sobre o corante em pó e detalhe a parte da etiqueta do vinil.

receita de chocolate retrô - passo 3

4 – Derreta o chocolate branco e faça a temperagem. Coloque na manga de confeitar e preencha os detalhes da forma fita cassete. Espere secar.

receita de chocolate retrô - passo 4

5 – Derreta, tempere e saborize com café solúvel o chocolate meio amargo. Disponha na cavidade, até atingir o limite demarcado na própria forma. Coloque a parte flexível (“silicone”) e a terceira parte da forma. Pressione suavemente. O chocolate deve preencher toda a forma.

receita de chocolate retrô - passo 5

6 – Vire a forma (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, até secar (forma opaca). Desenforme e deixe descansar.

passo 6receita de chocolate retrô - passo 6

7 – Para o telefone, derreta o chocolate branco e faça a temperagem. Coloque na manga de confeitar e preencha os detalhes da forma iphone (teclado). Espere secar.

receita de chocolate retrô - passo 7

8 – Derreta, tempere e saborize com café solúvel o chocolate meio amargo. Disponha na cavidade, até atingir o limite demarcado na própria forma. Coloque a parte flexível (“silicone”) e a terceira parte da forma. Pressione suavemente. O chocolate deve preencher toda a forma.

receita de chocolate retrô - passo 8

9 – Vire a forma (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, até secar (forma opaca). Desenforme e deixe descansar.

receita de chocolate retrô - passo 9

Dicas:

Experimente alternar os sabores dos chocolates, utilizando meio amargo, amargo, ao leite e branco para montar o kit.

Se desejar, recheie as cascas ou faça-as maciças.

 

Temperagem (choque-térmico ou tablagem)

Existem várias técnicas para fazer a temperagem. O importante é devolver o chocolate derretido à temperatura ideal (28 a 30º C). Para tanto, pique o chocolate e divida em 3 partes iguais. Leve duas partes para derreter e pique o 1/3 restante em pedaços bem pequenos. Reserve. Após total derretimento de 2/3 do chocolate, adicione o chocolate reservado. Misture bem, até ter todo o chocolate derretido e atingir 28º C (use um termômetro culinário ou encoste um pouco do chocolate no lábio e certifique-se de uma sensação fria). Utilize.

Rendimento: 2 kits / Validade: 15 dias

 

Créditos:

Fotos: Ivanildo Porto / Receita: chef Eduardo Beltrame – Academia Gourmet Império do Cacau e BWB Embalagens – Formas para Chocolate: 19 3868-3800 / www.bwbembalagens.com.br

Categorias: Doces, Lanches e Petiscos, Pratos diversos, Sobremesas
Tags: , , , , , ,

Cadastre seu email para receber as melhores receitas da internet