Pão Branco Crocante

Ingredientes da receita:

1 ovo inteiro + 1 gema
150 a 200 mililitros de água morna
500 gramas de farinha de trigo branca peneirada (mais um pouco para polvilhar a superfície de trabalho)
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar (pode ser mascavo)
1 envelope de fermento biológico seco (especial para pães e pizzas)
25 gramas de manteira
Óleo para untar a tigela

Pão Branco

Modo de preparo do pão branco crocante:

 

Passo 1 – Dispor o ovo e a gema em uma vasilha e bater levemente para misturá-los. Adicionar água morna até completar 300 mililitros. Misturar bem.

Passo 2 – Misturar em uma tigela a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescentar a manteiga e incorporá-la na farinha com um garfo (fica parecendo uma farofa).

Passo 3 – Fazer um buraco no centro da mistura de farinha, despejar a mistura de ovo e água e trabalhar até obter uma massa suave. Despejar sobre uma superfície enfarinhada e sovar bem por cerca de 10 minutos (na batedeira, usando o batedor de massas pesadas, em cerca de 5 minutos estará boa).

Passo 4 – Pincelar uma vasilha com óleo, modelar a massa em forma de uma bola, colocar na vasilha untada, cobrir com um pano e deixar crescer em ambiente morno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume (pode ser dentro do microondas, que é bem abafado – não precisa nem ligá-lo. Além do mais, se o ambiente estiver morno além do ideal, o calor vai matar o fermento e a massa não vai crescer).

Passo 5 – Untar uma forma de pão com capacidade para 900 gramas. Virar a massa sobre uma superfície enfarinhada e amassar bem para retirar todo o gás carbônico que se formou na massa.

Passo 6 – Abrir a massa com as mãos até que fique do comprimento da forma, mas com três vezes a largura. Dobrar a massa em três partes na largura (como se dobra uma folha de papel para colocar num envelope) e colocá-la na forma, com a emenda voltada para baixo.

Passo 7 – Cobrir e deixar a massa enformada no mesmo ambiente abafado (por exemplo, o microondas) por cerca de 30 minutos, ou até que a mesma tenha crescido acima da forma.

Passo 8 – Pré-aquecer o forno a 220 graus por uns 10 minutos. Colocar a massa enformada no forno pré-aquecido e assar por 30 minutos ou até que uma casca firme e dourada (um marrom claro) se forme. Desenformar depois de uns 5 minutos e deixar esfriar sobre uma grelha.

 

Receita adaptada e enviada por Rosa Maria.

Categorias: Acompanhamentos, Lanches e Petiscos, Massas, Pães e Bolos
Tags: , , , , ,

Cadastre seu email para receber as melhores receitas da internet