Junho acabou, mas a época ainda é de Festas! A tradicional Festa Junina, ou de São João, cede lugar às Festas Julinas, que acontecem durante todo o mês de Julho. Independente do mês, o que não pode faltar no seu arraial é o figurino à base de xadrez, chapéu e botas, quadrilha, música e comidas, muitas guloseimas típicas. Sabendo disso, a BWB Embalagens e o chef Eduardo Beltrame prepararam uma saborosa e fácil receita, para deixar a sua comemoração ainda mais doce!

pudim curau

Ingredientes da casquinha / decoração

300 g de chocolate branco

5 g de canela em pó

Corante alimentício para chocolate e em gel – amarelo

Forma especial (“silicone”) BWB Embalagens – modelo pudim (cód. 1403)

Ingredientes trufa curau

500 g de chocolate branco

300 g de creme de leite

30 g de pó saborizante para sorvete – sabor milho

20 g de glucose

50 g de manteiga

Corante alimentício para chocolate e em gel – amarelo (opcional)

Preparo passo a passo da receita de pudim de curau

Para a casquinha, derreta o chocolate branco (micro-ondas, potência média, de 30 em 30 segundos, até total derretimento). Faça a “temperagem” e pingue gotas de corante alimentício amarelo, até obter a coloração desejada. Misture bem e reserve. Salpique com canela em pó a cavidade da forma.

passo curau 1

Com o chocolate “temperado” e tingido, preencha as cavidades da formas, até atingir o limite demarcado na própria forma.

passo curau 2

Disponha a parte flexível (“silicone”) e a terceira parte da forma. Pressione suavemente. O chocolate deve preencher toda a forma. Vire a forma (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, até total secagem do chocolate (cerca de 10 minutos) e ponto de desenformar (forma opaca).

passo curau 3

Para o preparo do recheio, derreta o chocolate branco (micro-ondas, potência média, de 30 em 30 segundos, até total derretimento). Misture bem os demais ingredientes. Reserve. Retire a forma da geladeira, extraia a terceira parte da forma, elimine possíveis rebarbas de chocolate e tire o “silicone”. Com a casquinha ainda na cavidade da forma, preencha com o recheio, deixando cerca de 0,5 cm sem completar. Cubra com o chocolate e volte a casquinha para a geladeira, apenas para secar.

passo curau 4

Desenforme com cuidado, deixe descansar e embale ou sirva sobre forminhas de papel.

passo curau 5

Temperagem (choque-térmico ou tablagem)

Existem várias técnicas para fazer a temperagem. O importante é devolver o chocolate derretido à temperatura ideal (28 a 30º C). Para tanto, pique o chocolate e divida em 3 partes iguais. Leve duas partes para derreter e pique o 1/3 restante em pedaços bem pequenos. Reserve. Após total derretimento de 2/3 do chocolate, adicione o chocolate reservado. Misture bem, até ter todo o chocolate derretido e atingir 28º C (use um termômetro culinário ou encoste um pouco do chocolate no lábio e certifique-se de uma sensação fria). Utilize.

 pudim curau

Rendimento: 35 unidades / Validade: 7 dias

Créditos

Fotos: Ivanildo Porto / Receita: chef Eduardo Beltrame – Academia Gourmet Império do Cacau e  BWB Embalagens – Formas para Chocolate: 19 3868-3800 / www.bwbembalagens.com.br

Categorias: Acompanhamentos, Culinária Nordestina, Doces, Lanches e Petiscos, Sobremesas
Tags: , , , ,

Cadastre seu email para receber as melhores receitas da internet